Meu caro amigo

Minha mae ouvia Chico em casa com muita frequência. Meu caro amigo era uma das musicas que animavam os encontros de domingo que rolavam na casa dos meus pais toda noite. Eram músicos, professores, mulheres livres, gays, e a criançada que se reunia em torno da mesa pra jogar ludo ou brincar elastico (nossa, essa é velha).

E foi numa dessas noites de domingo que pela primeira vez eu ouvi falar em ditadura. Eu me lembro bem, tinha 10 anos e gostava muito da Cleopatra. A ditadura na minha memória de criança foi uma época em que meus pais viajaram pra fora do brasil pq eram os anos de chumbo. Parecia uma coisa romântica,  uma estoria bonita que meus pais contavam sobre a juventude deles. Eu cresci num lar de esquerda, e isso sempre foi muito claro pra todos nos.

Na unicamp, quando conheci a Maria Lygia Quartim de Moraes, professora da sociais e militante politica na época da ditadura, foi quando de verdade soube o que aconteceu naquela época. Todos os arquivos das torturas que o DOPS ministrou estao na unicamp e sao de uso publico, qualquer pessoa com boa vontade e curiosidade política tem acesso aos documentos da ditadura.

E a ditadura nao foi ditabranda. A ditadura matou muita gente, torturou tantas outras e deixou um rastro vergonhoso na historia do Brasil e de toda a américa latina. Por isso realmente nao me conformo quando alguém diz que a ditadura nao existiu, ou que a ditadura foi a melhor época do Brasil. Falta de informaçao ou vontade de nao ver? Sera realmente que a classe média brasileira é assim totalitarista? barbara? Isso me vem como um choque e como uma enorme falta de respeito.

Sera que é isso que o Adorno quis dizer quando escreveu que o iluminismo foi na verdade um processo de utilitarismo do saber?

segue um link pra um documentario bem interessante.

One thought on “Meu caro amigo

  1. Adorei seu texto linda!!Inacreditável que existam pessoas que acreditem que a ditadura nunca existiu. Bando de lunáticos…
    Te amo
    Lan

Leave a Reply

