A resposta é o Amor

As ondas de homofobia no Brasil têm me deixado bem assustada e triste. Em Sao Paulo, na Frei Caneca, a rua que tantas noites andei indo ou voltando da Loca, virou palco de espancamentos de homossexuais. Uma tristeza e um medo. Tristeza porque é difícil de acreditar que existem realmente pessoas capazes de tal monstruosidade e medo porque algumas das pessoas mais queridas na minha vida sao gays.

Ontem eu assistia a este programa do SBT sobre essas ondas de odio contra homossexuais e fiquei pensando onde esta a origem disso e em como combater a este ódio. A Karina de 10 anos atras diria que é uma questão de ignorância, que o saber com certeza tornaria o mundo melhor. Mas eu me lembro muito bem de uma conversa com o meu querido Leandro Karnal, numa das inúmeras caronas que ele me dava pra sampa de barao geraldo, onde falávamos sobre preconceito e ele me dizia que conhecimento nao era a resposta, que tinha muita gente instruída e ainda assim preconceituosa, racista, e depois de muitos exemplos, me convenci.

Hoje em dia penso que a única solução é o amor. Pra combater qualquer tipo de ódio, so o amor. O amor em formas diferentes e variadas, em forma de palavras ou um abraço, nao sei, mas eu acredito que a resposta so pode ser amor.

O estranhamento, a alteridade, em toda a nossa historia resultou em massacres, medo, odio. Mas o ser humano aprende com o tempo (nem que seja muito tempo) e esse mesmo estranhamento que destruiu civilizações inteiras pode muito bem hoje em dia e no futuro ser a porta para um entendimento continuo e mutuo das diferenças que tornam cada um de nos tao único e tao especial.

O mal na sua essência mais pura me deixa muito triste, mas eu sou optimista e nao desisto nunca.

k

Leave a Reply

