Elections in Canada… Go Jack Go!

As eleições se aproximam… dia 2 de maio os canadenses vao às urnas escolher um (novo?) governo. A tendência na verdade é que o Harper ganhe novamente e fique com seu governo minoritário até o governador geral tire ele do poder.

 As razoes para nao votar no Stephen Harper sao enormes. Primeiro, a questao do meio ambiente. Harper esta mais interessando em fazer dinheiro que proteger o meio ambiente. No climat summit foi uma vergonha geral pro Canada ver as propostas nao cumpridas pelo governo Harper. Alem disso, o anuncio de que seu governo iria (ou vai talvez) comprar caças por um valor estrondoso ao invés de investir em educação e saúde deixou a maior parte da população receosa. Aparentemente sao os imigrantes quem em maior numero votam para o partido conservador. Uma vergonha… Uma vergonha que nao consigo entender exactamente… mas imagino que os brasileiros residentes aqui que votaram no Serra, sao certamente eleitores do Harper.

Michael Ignatieff ja foi meu preferido, alguns (nao muitos) anos atras quando tivemos uma eleição. Acho ele intelectualmente interessante mas minha opniao mudou muito quando ele negou uma aliança com os outros dois partidos (Bloc e NDP). O partido Liberal foi otimo pro Canada quando Jean Chrétien estava no poder, por 10 anos! Mas depois disso, com o governo de Paul Martin, acho que o Partido Liberal nao foi muito diferente do governo conservador de hoje em dia. Resumindo, eu nao votaria pro Ignatieff, e espero que ele nao ganhe.

 Gilles Duceppe é o candidato do Bloc Quebecois. O Bloc nunca vai ganhar as eleições pq é uma minoria no senado, o nome ja diz, eles estão la para representar o Quebec e garantir que os direitos dos francophonos sejam respeitados. Verdade seja dita, eu gosto muito do Gilles Duceppe. O cara é digno, leal, e realmente esta no parlamento pra defender o Quebec a qualquer custo, mesmo que isso signifique a separação do Quebec e Canada. E é exactamente ai que nosso problema começa. Eu nao sou a favor da separação, sou sim a favor da souveraneité, o que significa que o Quebec seria ainda mais independente do que é agora e a língua francesa seria mais respeitada.

A separação entre Quebec e Canada num contexto mundia onde os países se unem para formar blocos economicamente mais fortes nao faz sentido algum. E honestamente eu nao entendo em que mudaria a questão da língua com a separação. O Quebec ja tem um processo de imigração paralelo ao do Canada, tem plenos poderes de aceitar ou nao os novos imigrantes, e ao meu ver a grande maioria chega aqui falando francês e nao inglês. Enfim, é uma longa estoria, mas eu nao votaria pro Gilles. E a verdade é essa, se o Harper ganhar, em um ano no máximo vamos ter um novo referendum aqui em Quebec para decidir a separação do Canada…

Agora sim, meu candidato preferido, Jack Layton do NDP. O NDP tem propostas interessantes com relação aos maiores problemas do Canada: saúde, educação e imigração. Existe um enorme debate sobre se a imigração é ainda necessária pro Canada. A coisa ficou tao feia que o governo conservador cortou os vistos de residente para familiares dos imigrantes. Agora so da visto de trabalho, enfim, um grande mal estar se instaurou nos últimos anos com relação a imigração. Sobre a saúde, faltam médicos em todo o pais, e na eduaçao, o partido conservador cortou muito da verba das universidades e o custo aumentou muito para os estudantes.

Jack apresentou propostas coerentes para estes problemas, sem falar que ele tenta o máximo possivel dialogar com o Bloc Quebecois com a intenção de agaranhar seus eleitores. A língua francesa seria protegida, ele nao iria tocar no assunto do fato do Quebec nao ter assinado a constituição do Canada, e ainda por cima ele é a favor da souveraineté! Ele é de longe o que fala melhor o francês entre os outros dois candidatos anglophonos, e entre outras coisa, o NDP é o que mais se aproxima de um partido de esquerda aqui no Canada.

As chances do NDP ganhar nao sao muitas, ele precisa ter a maioria dos assentos no parlamento para formar um governo majoritário. A nao ser que os bloquistas votem no Jack, a tendencia é o partido conservador ganhar novamente, o que é ao meu ver uma grande vergonha para o Canada.

Infelizmente eu ainda nao voto, mas tento convencer os eleitores de que Jack é a soluçao!

k

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s