Estamira

Uma das vantagens de se estar de férias é poder passar um tempo nas ferramentas de busca da internet procurando por filmes brasileiros. Numa dessas minhas empreitadas encontrei uma versão de otima qualidade de um documentário chamado Estamira.

Estamira é uma senhora de 63 anos que trabalha no Jardim Gramacho (o mesmo do  documentário Wasteland do Vick Muniz) ha vinte anos. Estamira é esquizofrenica e têm uma maneira poética e filosófica de ler o mundo.

Estamira ja foi casada, e deste casamento teve 3 filhos muito bem criados e ja adultos. Depois de muita tristeza e de ter sido violada sexualmente pela segunda vez Estamira perdeu-se em suas crises esquizofrenicas. O filme é sobre essa tristeza absurda e incomunicável, capaz de levar um a loucura. É um grande soco no estomago porque mostra a situação nao apenas de Estamira mas de muitos brasileiros vivendo em condições indizíveis de sobrevivência…

O documentario é de 2004 feito por Marcos Prado, que utiliza preto e branco em varias cenas do filme para descrever o cenário em que vive Estamira: hostil, feio, triste, so. Pelos olhos de Estamira vemos um pais carrasco, sem perspectiva, cruel e que se acostumou com suas mazelas.

Estamira morreu no final de Jullho agora, de uma infecçao. Morreu mesmo foi de tristeza, eu acho.

k

 

Advertisements

One thought on “Estamira

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s