Midnight in Paris

Quem é que nunca sonhou em encontrar Picasso, T.S. Elliot, ou Man Ray e bater um papinho com os caras? Esse com certeza é um dos meus sonhos mais antigos, rever pessoas que influenciaram muito em minha vida, como por exemplo Man Ray. Midnight in Paris é um filme cheio de referencias à pessoas e locais que fizeram historia na cidade de

Paris como Hemingway e Les Deux Margots ou Picasso e seu favorito lugar “La Rotonde”, mas acima de tudo é um filme sobre amor. Sim, amor. Amor aos seus sonhos, amor ao romantismo que sempre parece estar morrendo nesse nosso mundo e por isso as viagens de Gil ao passado numa tentativa de resgatar os valores que sao caros pra ele.

O filme pressupõe que a audiencia conheça a estoria desses personagens e é claro que o filme fica muito mais interessante quando vc conhece. Mas a idéia, a essência do filme nao se perde mesmo quando se ignora a estoria efervescente dos anos 20 em Paris.

Mas a sensação de que a geração passada era mais feliz que a atual nos persegue sempre! A historia de vida de muitas pessoas do passado parecem mais interessantes, os encontros mais frutiferos e reais. Vejam por exemplo todo o povo da escola de Frankfurt! Se nao fosse pelo Adorno, Benjamin nao teria sobrevivido durante os anos de guerra. (Ta certo que ele se suicidou depois, mas mesmo a saída da França seria impossível)… A amizade entre Adorno e Horkheimer, enfim, longas estorias.

O filme é enfim uma ode ao amor, uma lembrança de que seguir o que se acredita é mais valido do que se imagina. Tem muitos filmes do Wood que eu gosto muito, embora ele nao seja meu diretor preferido acho que este filme fala muito sobre ele mesmo. O Gil poderia muito bem ser o Wood alguns anos atras tendo que escolher que carreira seguir. Mas isso sao especulações…

Montreal acordou em meio a uma tempestade.

k

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s