The multicultural Quebec.

Muitas pessoas me perguntam como é viver no Canada. No Canada eu nao sei, mas em Quebéc é uma grande aventura!

Montréal é sem duvida uma cidade multicultural, é muito comum andar pelas ruas e escutar muitas línguas diferentes. Alias é mais fácil vc encontrar alguém falando farsi que francês em Montréal. Nao so ha muitas etnias diferentes coabitando esta cidade como elas se respeitam e formam um grande e multicolorido mosaico. Montréal é uma cidades especial também por causa desse leque cultural.

Andando pelo Outremont vc encontra os Judeus Ortodoxos, em sua maioria vinda do leste europeu. Apesar deles ignorarem totalmente a existência dos goy, (rs!), é bonito andar pelas ruas deste bairro aos Sábados e admirar os lindos kolpiks (esse chapéuzinho ai da foto) usados por eles. Acho que no inicio eram apenas os filhos e netos dos rabbis que usavam isso, e em datas especiais acho que todo mundo usa.

Andando so um pouquinho, nao muito longe do bairro judeu, vc encontra o bairro indiano que fica entre Jean Talon e Jarry. O mais legal deste bairro é a cor que ele tem: as mulheres usam saris super coloridos e muitas vezes meio que brilhantes e é bonito de ver. Os homens (especialmente os de punjab) usam os turbantes muitas vezes enormes, escondendo um cabelo imagino eu tao enorme quanto!

E o cheiro dos temperos indianos perfumam a rua onde se encontram os supermercados indianos. Enfim, é uma belezura so!

Nao muito longe do bairro indiano existe o bairro muçulmano, ele fica meio que entre o bairro italiano e o indiano, tem muita mosque bonita, mulheres usando seus véus de maneiras bem criativas. É um local bonito de ver

Nao raramente encontramos mulheres completamente cobertas. Honestamente eu sou contra o véu por razoes políticas e feministas, no entanto respeito a escolha de usar, desde que seja realmente uma escolha…

Neste bairro tem o melhor cuzcuz marroquino que eu ja experimentei! Yumy!

Entao, como eu ia dizendo, tem o bairro italiano nao muito longe do bairro muçulmano, e logo em seguida tem o bairro ucraniano e também nao muito longe tem o bairro africano, e se vc gostar de andar tem tambem o bairro frances vulgarmente conhecido como Plato Mont Royal. A concentraçao de frances por metro quadrado neste bairro deve ser algo assim assustador, diaspora total!

E vc deve estar se perguntando onde é que esta o bairro quebecois??? Pois é, os quebecois estao meio que espalhados por todos os cantos e de certa forma se dao muito bem com seus vizinhos multinacionais! Mas esta verdade nao se aplica pro resto do Quebec. Indo mais para o interior da província nao se vê muitos imigrantes, e quanto mais ao norte vc vai, menos imigrantes ha.

Acho que no Quebec em geral existe muito uma mentalidade bairrista, o Quebéc desde muito tempo sofre deste medo constante de perder a língua francesa e com ela toda uma cultura quebecois devido a presença massiva do inglês na província. Existe até uma lei que proíbe imigrantes cuja primeira língua nao é inglês de colocarem seus filhos em escolas publicas anglofonas. Alias o governo do quebec nao quer nem mesmo que existam escolas publicas em ingles. Eu sei, um pouco radical. Mas nao tem jeito, vai tentar falar sobre o assunto com um quebecois pra ver o que acontece!

Enquanto a panela multicultural nao explode todo mundo sai ganhando desse grande aglomerado cultural, vc pode andar pela manha em Outremont e ouvir yddish, comer umas latkas pro café da manha. Andar mais um pouquinho e ter um lindo almoço indiano com direito a naam bread, e depois se tiver fôlego comer um belo tiramissu com um delicioso cafézinho la no bairro italiano e de quebra ouvir uma opera na rua for free!

 

 

 

 

 

 

Eu amo esse lugar!!!

K

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s