Genetically Modified yourself: are we becoming X men?

Aprendi a cozinhar quando tinha 21 anos e desde entao gosto muito deste sentimento gostoso que é fazer um prato diferente e deixar pessoas felizes, eu inclusa. Cozinhar é um ato de amor e isso é muito muito bonito, ao menos pra mim.

E sendo alguém que gosta de comida pra mim sempre foi importante saber de onde é que minha comida vem. Em casa nao rola congelados, eu nunca compro no Wal mart e nao suporto o Costco. Walmart pq quando se vende baratíssimo com certeza alguém na cadeia alimentar ta se ferrando (predatory pricing), sendo explorado, sem falar dos comércios locais que o Walmart destrói toda vez que se instala numa cidade. Tem uma lista infinita de razoes para nao se comprar no Wal Mart, um dia eu posto aqui… 

Meu problema com o Costco é que além de ser super feio a variedade dos produtos é inexistente. O que me incomoda no Costco é essa atitude padronizante que ele adota, todo mundo compra a mesma coisa, come a mesma coisa, nossa, isso é péssimo e sempre me faz pensar na sociedade de controle, mas isso sou eu! O costco tem uma linha de pensamento bem diferente do Wal Mart, e oferece boas condições de trabalho aos seus empregados, ao menos isso!

É claro que eu prefiro – e sempre que possível o faço – comprar em farmer’s markets. Os produtos sao frescos e eu sei de onde vieram… Mas ai também ha um problema, os organismos genéticamente modificados estao por todas as partes e aqui no Quebec nao é diferente. Comprar milho no marché atwater ao invés de comprar no Maxxi nao me protege contra os GMOs e isso tem me deixado muito triste.

Além disso, quando um produto se diz orgânico isso nao quer dizer que ele nao é geneticamente modificado. Ele tem que ser 100% orgânico caso contrario pode conter até 30% de GMOs em sua constituição. O Green peace criou uma pagina onde podemos encontrar as marcas que contem gmos e as que nao contém e é obvio que todas as marcas que sao livres de GMOs sao bem mais caras que as habitualmente encontradas no mercado. Basicamente o que isso significa? Significa que quem tem dinheiro vai provavelmente viver mais pois nao é segredo algum que GMOs estao diretamente relacionados com o aumento de cancer, alias têm um estudo que diz claramente que os milhos produzidos com as sementes da Monsanto causam cancer. Nos nao seremos os bonitos e fortes X men liderados pelo Professor Xavier…   Seremos um outro tipo de mutantes, estudos ja mostram que graças aos alimentos geneticamente modificados muitas crianças sofrem hoje de distúrbio de falta de atenção, o numero de diabéticos quase triplicou nos últimos 10 anos e o câncer vai atingir a maioria da população em nao muitos anos…  Pois é, so nao vê quem nao quer!

E é ai que entra a questao! Os milhos produzidos no quebec sao GMOs, segundo o proprio site do governo do Québec, em muitas fazendas no interior do Québec é possivel ver placas em frente aos milharais identificando que tipo de semente foi utilizada e qual a industria responsável pela modificação genética.  Numa situação dessas o que fazer?

O jeito é gastar um pouco mais com a alimentação hoje se vc nao esta afim de gastar no futuro com remédios e hospitais. Olhar o rotulo dos alimentos, apesar de nao ser obrigatório no canada o rotulo informar se um produto contém GMOs ou nao, ao menos nas frutas e legumes é possivel averiguar. Em cada fruta/legume ha uma etiqueta com um código serial, se o código começa com 9 o produto é biológico, se começa com 8 eles sao GMOs. Evitar as marcas que contém derivados de GMOs é super importante mas é também um grande desafio. Aqui em casa nao se come mais por exemplo nada que venha da Nestlè, por questões puramente éticas.

Comprar produtos nao geneticamente modificados pode ser um grande desafio, mas nao é impossível.

k

2 thoughts on “Genetically Modified yourself: are we becoming X men?

  1. Como eu queria vc pertinho pra cozinhar pra mim!! rsrsrs
    Que saudade imensaaaa! Lembro quando a Fráya dizia que estava com vontade de comer algo gostoso e eu logo pensava na torta trufada da feirinha e vc soltava uma frase típica de Karina ” vamos fazer torta de espinafre” kkkkkkkkk.

Leave a Reply

